Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Curiosidades do MTB

A modalidade Moutain bike surgiu na Califórnia na década de 1950, através das brincadeiras de alguns ciclistas e surfistas, que procuravam desafios nas competições em estradas, e os surfistas procuravam algo para fazer nos dias sem ondas.
As bicicletas para a mountain bike são muito diferentes das bicicletas usadas no dia a dia. As bicicletas têm pneus mais grossos e cardados, para absorver impactos de forma mais eficiente, possuem mais aderência na lama. Usam amortecedores na frente, atrás ou os dois, para reduzir os impactos sentidos e permite maior controle da bicicleta, possuem quadros reforçados e mais resistentes, as relações de marchas são maiores e mais leves e varia de 21 até 27 marchas (algumas mais novas chegam a ter 30 marchas).
Quando praticado o Moutain Bike é ideal usar todos os equipamentos de segurança, até porque os tombos são inevitáveis. Os equipamentos necessários são:


  • Capacete para proteger a cabeça contra eventuais quedas;
  • Óculos para evitar os respingos de lama, as pedrinhas e também os insetos que podem atingir a vista;
  • Luvas para se ter o controle da bicicleta, ajuda também a amenizar o suor escorrido dos braços para a mão;
  • Camisas que também são importantes, dando prioridade as camisas feitas de “coolmax”. Este tipo de tecido absorve e evapora facilmente o suor;
  • Bermudas são feitas com tecidos especiais também e são acolchoadas;
  • Sapatilha que prende no pedal, para se ter um maior desempenho, pois eles vão ficar na posição correta.
  • As pessoas que sabem andar de bicicleta, já estão aptas a praticar o moutain bike. Mas é claro que exige certa habilidade, o correto é que se pratique um pouco antes de encarar os obstáculos das trilhas e estradas.