Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Lansamento Shimano 2011

Shimano anuncia alguns lançamentos para 2012

A Shimano não se conteve e já divulgou algumas novidades para 2012 nos grupos Tiagra e Acera. A empresa japonesa redesenhou algumas peças e ainda fez atualizações nas linhas SLX e Deore com alguns sistemas já presentes no XTR 2011.

Como a notícia é fresquinha, muitas dúvidas e perguntas ficam no ar, já que a própria Shimano não entrou em detalhes e não anunciou oficialmente os devidos lançamentos.

Para entender melhor todas as tecnologias que serão citadas no texto abaixo

Linhas – SLX e Deore

Uma dúvida surge após estes lançamentos: 2011 ou 2012 ? Levando-se em conta o lançamento no mês de março, a Shimano anunciou que são atualizações para 2012. Sendo assim, os grupos Deore e SLX surgem com 10 velocidades e contendo a tecnologia Dyna-Sys.
O freio a disco SLX também recebeu a nova tecnologia Ice-Tech; aquela mesma em que as pastilhas funcionam num sistema de ventilação desenvolvido pela Shimano. Os pistões do novo SLX receberam uma estrutura a mais em relação ao modelo anterior: 22mm.

As manetes dos dois grupos foram totalmente redesenhadas, acompanhando um pouco do design do XTR 2011 - Servo Wave. A diferença entre ambas fica na adição do regulador manual de curso para SLX; o Deore tem o tradicional parafuso para entrada da chave allen 2mm. As manetes também recebem o sistema I-Spec – uma única abraçadeira segura a manete e o passador.

Os rotores SM-RT67 ganham o mesmo design das linhas tops. As opções dos tamanhos são: 160, 180 e 203 milímetros.
Uma outra novidade é o novo visual das rodas MT15 e MT55 nas versões 29” e 26”; com as versões padrão e E-Thru eixo de 15mm. As opções das cores são preto e branco para agradar gregos e troianos. As rodas possuem 24 raios, usam o sistema center-lock e pesam 1.920g por jogo.

Não ocorreram muitas alterações estéticas nos câmbios Deore 2011 – apenas o traseiro com o sistema Shadow. Com o novo cassete de 10 velocidades, foi necessário produzir o pedivela com 42/32/24 – seguindo os padrões da tecnologia Dyna-Sys. Consequentemente, o passador também ganha nova vida. O cassete surge com duas versões 11-34 e 11-32. Mas o público “old school” pode ficar despreocupado, a Shimano continurá produzindo a versão Deore 9 velocidades – o tradicional.

Linhas Tiagra e Acera

Os grupos Tiagra e Acera foram privilegiados, ao receberem o pacote de sofisticação dos japoneses. E quem agradecem pelos presentes são os consumidores.

Tiagra ganha duas versões: nove e dez velocidades; que juntas também oferem dois pedivelas: duplo e triplo. A ideia é atacar o público urbano (bicicletas híbridas), com opção de um rapid fire e manetes tradicionais (flat bar shifter). A Shimano também tem planos para um possível lançamento de uma mesma série desta para uso com 105 e Ultegra.

A ergonomia do STI Tiagra foi melhorada, que também oferecerá configurações ajustáveis para mãos de todos os tamanhos. O caliper do freio ganhou um plus na cor e um design mais square – quadrado - para seguir tendência das linhas tops.
 Pelo lado do mountain bike, o novo Acera veio para arrazar. Sim, o palavriado pode ser esquesito para tal, mas o que dizer de um grupo que foi titulaizado como o “patinho feio” e rejeitado por muitos?

O Acera 2012 terá 9 velocidades. Com um design mais agradável, o grupo terá a mesma missão dos guerreiros de frente de batalha: destinado para os pilotos que queiram iniciar em trilhas (linha de bike de entrada). O pedivela permanece o mesmo desenho, mas sai o tradicional eixo quadrado e entra o agradável Octalink.

O câmbio traseiro totalmente diferente do anterior ganha o corpo “low-profile”. Como nem tudo são flores, o grupo permanece com os freios v-brake e os passadores conjugados com as manetes; mas esta última opção contará também com peças separadas.

 Ainda no embalo dos lançamentos, o pedal SPD M520 tem um irmão moderno: o M530; que recebe uma plataforma maior no corpo central do pedal, tendo as opções de branco e preto. Essa é mais uma prova de que a tendência do trail e all mountain vieram para ficar.